Compartilhe
facebook twitter gplus

3 Destinos para colocar no radar em 2023

30/01/2023

Existe uma beleza eterna em descobrir novos cantos do mundo, seja porque o acesso melhorou, as regras mudaram, seja simplesmente porque o foco se deslocou para destinos que não eram protagonistas. Em 2023, podemos inspirar um olhar ressignificativo para o ato de viajar, um olhar que consegue se manter curioso, aberto para o novo.

Colina de Byrsa, Tunísia

Arábia Saudita
 

Mesmo sendo um dos países mais fechados do mundo – pelo menos até agora –, a Arábia Saudita é o segundo maior destino turístico do Oriente Médio: recebeu quase 19 milhões de visitantes em 2019. Muito embora a maior parte do turismo local ainda envolva peregrinações religiosas, há um crescimento das viagens de lazer, e diversos especialistas sinalizam 2023 como um ano disruptivo na abertura para o Ocidente. Além de porta de entrada no país, a capital, Riad, é uma metrópole moderna que abriga as primeiras raízes históricas da Arábia, com souqs intrigantes, museus atraentes e arquitetura tradicional. Nos últimos anos, transformou-se em um movimentado centro de negócios, lar de arranha-céus brilhantes e de uma cena pulsante de arte contemporânea. Apesar de Meca ainda ser restrita a visitantes comprovadamente muçulmanos, o país tem diversos tesouros abertos a todos. São exemplos as montanhas Hijaz e Sarawat, o mergulho no Mar Vermelho, os cânions e várias ruínas antigas, como Al Ula, com suas tumbas de até 7 mil anos. Em Al Baha o viajante deve visitar as 1.001 torres de vigia da Qasbah de pedra. Já Tabuk abriga alguns dos sítios arqueológicos mais antigos da Arábia Saudita e belas paisagens costeiras em cidades como Haql e Sharma, que oferecem mares límpidos e praias de areias clarinhas.

Elephant Rock, em Al Ula, na Arábia Saudita

Tunísia
 

Entre os países do norte da África, o Marrocos se destaca há muito tempo como um destino consolidado, mas o que poucos sabem é que ali pertinho a Tunísia tem muito a oferecer em termos naturais – com a coexistência de mar e deserto – e culturais, como uma série de ruínas romanas e excelentes museus. Túnis, a capital, é lar do Museu Nacional do Bardo, que tem exposições arqueológicas que incluem desde mosaicos romanos até arte islâmica. A medina da cidade engloba a enorme Mesquita Al-Zaytuna e um souk bem movimentado. A Tunísia também ostenta uma costa mediterrânea amena e arejada, com perfume de jasmim e brisa do mar. O peixe no seu prato é sempre fresco e com um gostinho de especiarias típicas. Além disso, o Anfiteatro de El Jem, construído entre 230 d.C. e 238 d.C., é o segundo maior do mundo, depois do de Roma, com 148 metros de comprimento, 122 metros de largura, 35 metros de altura e três níveis de assentos. A Tunísia é um destino emocionante e subestimado, onde culturas distintas e incríveis extremos de paisagem – como costas florestais e mares de areia do Saara, no sul – podem ser explorados em apenas alguns dias.

Mausoléu de Bourguiba, em Monastir, na Tunísia

Parques Nacionais dos Estados Unidos
 

As metrópoles americanas consolidaram-se como grandes ímãs de visitantes. Por sua proximidade de Las Vegas, a mesma coisa pode-se dizer do Gran Canyon. Porém, há uma série de parques nacionais que por si só já justificariam uma viagem aos Estados Unidos. Com a crescente onda de hospedagens de qualidade, principalmente novos glampings próximos ou dentro dessas áreas de conservação, cada vez mais brasileiros estão tendo a oportunidade de descobrir destinos como o Yosemite National Park, na Califórnia. Por seus mais de 3 mil quilômetros quadrados, uma imensa rede de trilhas se espalha até pontos famosos, como as Cataratas e o Half Dome, um monolito de mais de 1,4 mil metros. Há rotas para todos os gostos e fôlegos. Por sua vez, o parque de Yellowstone, em Wyoming, é festejado pela Grand Prismatic Spring, uma fonte termal multicolorida, por impressionantes gêiseres e cachoeiras. Além disso, perto dali, o Gran Teton National Park é perfeito para avistar ursos, cervos, raposas e bisões, com as incríveis montanhas de Jackson Hole emoldurando suas fotos.

0 Comentário