Compartilhe
facebook twitter gplus

Alentejo

01/09/2022

A poética região do Alentejo, entre o Rio Tejo e o Algarve no centro-sul de Portugal, mantém uma ligação verdadeira com o que vem da terra. Lá, cidades e vilas medievais, consideradas Patrimônio da Humanidade, revelam que a ancestralidade segue preservada sem deixar o valor contemporâneo de lado.

Confira 5 dicas para ver o melhor do Alentejo!

Vista aérea de Forte da Graça - Elvas

1 - ÉVORA  é cidade-museu a 132 quilômetros de Lisboa, que revela em seu centro histórico influências romanas, visigóticas e árabes, e preserva vestígios com mais de 2 mil anos.
 

2 - ELVAS por sua vez, traz sua história como “Rainha da Fronteira” escrita em cada pedra das suas fortificações. Quem chega lá é recebido por um grandioso aqueduto com 8 quilômetros e 843 arcos, construído pelo arquiteto Francisco Arruda.
 

3 - GASTRONOMIA REGIONAL. A culinária alentejana se mostra cheia de personalidade. Nos restaurantes da região, as sopas de peixe, as migas com carne de porco, pratos de caça e os doces criados nos conventos mostram o que a região tem de mais genuíno.
 

4 - CULTURA DOS VINHOS. O Alentejo-central também é um grande produtor de vinhos, por isso seus campos são tomados por vinícolas que se espalham em oito regiões demarcadas.
 

5 - NATUREZA FASCINANTE. Lá tem muitos lagos tranquilos, como Alqueva, o maior lago artificial da Europa, onde é possível passear de barco e praticar uma série de esportes. Tem ainda três parques e duas reservas naturais para fazer caminhadas, pedalar ou sossegar a alma.

Adega Carmin, em Alentejo.

Teresa Perez indica

 

Convento do Espinheiro
O Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa foi adaptado a partir de um convento do século 15, considerado Monumento Nacional de Portugal. O hotel está localizado às portas da histórica cidade de Évora, classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Seus sofisticados apartamentos e suítes contam com decoração elegante, além de vistas espetaculares. Seus hóspedes podem ainda desfrutar dos diversos tratamentos relaxantes do Diana Spa, e ótimas opções gastronômicas como um requintado jantar no Restaurante Divinus, localizado na antiga adega do convento.

 

Torre de Palma Wine Hotel
É na Vila de Monforte, Alto Alentejo, distrito de Portalegre, que está localizado o Torre de Palma Wine Hotel. O nome desta vila alentejana deve-se à sua localização, no alto de um forte monte, junto à margem esquerda da ribeira Grande. Para além das suas belas paisagens, destacam-se a Villa Romana de Torre de Palma - um importante vestígio arqueológico, as ruínas do antigo castelo - que abraçou todo o período medieval, a porta romana e as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e da Madalena (onde se encontra atualmente o Museu Municipal, de coleção arqueológica). O artesanato é um forte denominador cultural e muito tradicional que se tem mantido de geração em geração, destacando-se típicos trabalhos em cortiça e madeira mas também pedra, chifre, vime e pele.

Herdade da Malhadinha Nova

O Herdade da Malhadinha Nova se inspira no melhor das tradições portuguesas combinadas a conforto e design modernos. Móveis e iluminação de Philippe Starck, Charles & Ray Eames ou Mariano Fortuny estão presentes num ambiente rural e acolhedor para propiciar experiências exclusivas, que incluem massagens de vinoterapia, jantares ao som de música tradicional e semanas temáticas de fotografia, pintura, gastronomia, aventura, vinho, yoga e hipismo

São Lourenço do Barrocal
Rodeado pelas paisagens idílicas do Alentejo, em Portugal, o hotel São Lourenço do Barrocal propõe uma estadia tranquila. Com opções de passeios à cavalo, observação de estrelas e piscina, a propriedade tem decoração rústica, o que ressalta o clima familiar do hotel, que já está na oitava geração de proprietários. O clima bucólico se estende aos outros ambientes, incluindo os aconchegantes quartos e suítes. Seu restaurante preza pelos alimentos produzidos nos arredores, constituindo raízes profundas pela cozinha tradicional da região, com produtos frescos e sabores locais.

0 Comentário