Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Paraty agora é Patrimônio da Humanidade

05/07/2019
16ª Edição da Festa Literária de Paraty (Flip), realizada em 2018.
O Centro Histórico de Paraty é famoso por sua arquitetura colonial portuguesa e lojas de artesanato.

Paraty e Ilha Grande foram eleitas Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. O anúncio foi feito hoje, 5 de julho. A Unesco incluiu o centro histórico de Paraty e as reservas de Mata Atlântica da região da Baía da Ilha Grande, como a Serra da Bocaina e a própria Ilha Grande, na lista de sítios de patrimônio misto do Brasil, ou seja, que inclui bens culturais e naturais. Dos mais de mil patrimônios mundiais, apenas 39 são sítios mistos. Agora o Brasil tem 22 patrimônios mundiais da humanidade brasileiros, dos quais sete são naturais e 14 são culturais, e se juntam a destinos famosos como Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA), Cidade de Goiás (GO) e Salvador (BA), entre outros. 

Paraty
Além da exuberante Mata Atlântica e do azul do mar às suas margens, o destino também tem como pano de fundo grandes montanhas que cercam suas paisagens. Paraty também é lugar de aventura. Suas trilhas propiciam o cenário perfeito para os amantes de práticas radicais, embora também existam atividades para aqueles que desejam apenas relaxar e se inspirar com o encanto da cidade. Na região, há várias ilhas a serem exploradas e áreas verdes ideais para estreitar o contato com a natureza, a exemplo da Fazenda Bananal, onde o visitante conhece mais sobre técnicas sustentáveis e aprecia a culinária do seu restaurante preparada com ingredientes cultivados no local.

Dona de grandes reservas ecológicas, Paraty é considerada um dos lugares mais preservados do país. Suas águas calmas, tanto dos rios quanto das praias, ditam o ritmo tranquilo da cidade, o que, no entanto, não enfraquece nem um pouco sua cena cultural sempre em movimento. O charmoso Centro Histórico é lar de livrarias, lojinhas de artesanato, ateliês de arte local e inúmeras outras atividades interessantes. É lá que também acontece, desde 2003, um dos eventos mais importantes de literatura no Brasil: a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), festival que reúne diversos autores em discussões sobre temas artísticos e programações relacionadas ao universo dos livros. Mas a Flip é apenas um dos grandes eventos que compõem o calendário cultural da cidade. Festivais como o Bourbon Festival Paraty, que conta com artistas de diversos países, e o tradicionalíssimo Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, também são destaques da agenda anual.


Selecionamos os eventos que movimentam a cidade no segundo semestre pra você se programar. 

17ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip)

10 a 14 julho

Festa de Santa Rita

12 a 21 julho

37ª Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

15 a 18 agosto

Festa de Nossa Senhora dos Remédios
30 agosto a 8 setembro

15º Paraty em Foco
18 a 22 setembro

7º Festival Aves de Paraty
19 a 22 setembro

3º Encontro SESC Cinema de Animação
23 a 29 setembro

6º MIMO Festival Paraty
4 a 6 outubro

11ª Folia Gastronômica
24 a 27 outubro

Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário

8 a 17 novembro

Festival SESC de Cultura Negra (ÀWA)
15 a 20 novembro


21º Encontro da Cultura Negra
22 a 24 novembro



Onde Ficar

Casa Turquesa
Situada no coração do Centro Histórico de Paraty, a Casa Turquesa está instalada em um antigo sobrado do século 18. O projeto de restauração manteve a charmosa arquitetura colonial, mas sem deixar de lado a sofisticação para receber seus hóspedes. São apenas nove suítes com decoração que combina com o estilo contemporâneo e artesanatos brasileiros. Aconchegante, o espaço ainda dispõe de bar com adega, piscina, jardim, além de sala de leitura e uma pequena lareira para os dias mais frios.

Pousada Literária
No coração de Paraty e rodeada por uma natureza exuberante, a Pousada Literária está situada em um casarão de estilo colonial totalmente restaurado. Inspirada nas artes e na cultura, a pousada também conta com um spa, que proporciona relaxamento ao corpo e à mente. Na gastronomia, a pousada se destaca com o restaurante Quintal das Letras, conhecido por combinar sabores locais com a culinária contemporânea e preparar pratos autênticos.

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.