Compartilhe
facebook twitter gplus mail

O charme das cidades coloniais do México

12/04/2018
Em Guanajuato, cores e relevos tomam conta dos cenários e dão ainda mais vida à cidade
Um dos destaques de San Miguel de Allende, a Paróquia de São Miguel de Arcanjo é cartão-postal

Se há um país intenso neste mundo, definitivamente é o México. Uma mistura hipnotizante de cores e sabores tão típicos do destino se funde à sua cultura milenar dando origem a um caleidoscópio de possibilidades. Com os mais diferentes cenários, que vão desde praias paradisíacas a desertos, o país proporciona vivências únicas.

Algumas das regiões que melhor sintetizam a essência mexicana são as cidades coloniais, que contam com verdadeiras joias arquitetônicas remanescentes do período em que o país esteve sob domínio espanhol, como construções civis, palácios, e antigos conventos que hoje. A partir da Cidade do México é possível conhecê-las e encantar-se com todo seu charme.
 

Cidade do México
Muito além de ser apenas a capital do país, a Cidade do México é o verdadeiro exemplo da beleza do encontro entre o passado e as influências modernas. A arte faz parte do DNA da cidade. Pudera! Quando se tem grandes nomes como Frida Kahlo e Diego Rivera atuando quase como embaixadores do país para o mundo, todo o contexto atual começa a fazer mais sentido. Seja nos grafites espalhados pelas paredes ou em exposições que chegam à cidade, é possível perceber sua aura artística.

Ao som dos mariachis, um passeio pela capital permite uma viagem gastronômica. O restaurante Limosneros proporciona uma experiência completa para degustar os sabores mexicanos. 
 

Guanajuato
Classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Guanajuato é uma explosão de cores. A cidade exibe arquitetura típica colonial mexicana, com ruas e becos feitos em pedra e vários túneis por toda a cidade. Esses túneis antigamente eram escoadouros do Rio Guanajuato e alguns deles são estreitos demais para a passagem de carros, tornando a região ideal para passeios a pé.

Diego Rivera foi um de seus moradores e um passeio interessante é visitar a antiga casa do pintor muralista, que hoje é um museu que conta com algumas obras do artista. 
 

San Miguel de Allende
Um dos tesouros mexicanos, San Miguel de Allende é famosa por sua identidade histórica e edifícios coloniais de influência civil e religiosa, que agregam tendências que transitam entre o Barroco e o Neogótico. Pitoresca e cosmopolita ao mesmo tempo, foi reconhecida em 2008 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A cidade reúne diversas galerias e boutiques, assim como cursos e workshops para os amantes das artes. O marco da cidade é a Paróquia de São Miguel de Arcanjo. Projetada pelo arquiteto Zeferino Gutierrez, seus traços lembram a Sagrada Família de Gaudí. O arquiteto Zeferino Gutierrez teria se inspirado em cartões-postais da obra espanhola durante a construção da paróquia.

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.