Compartilhe
facebook twitter gplus mail

6 exposições para colocar no radar

06/09/2017
No MeT, de Nova York, o destaque será o centenário do escultor Auguste Rodin. Obra: Orpheus and Eurydice (1893)
Nu couché, obra-prima de Modigliani que estará em cartaz na Tate Modern, em Londres

A partir de setembro, alguns dos principais museus e galerias dos Estados Unidos e da Europa voltam seus olhares para grandes artistas mundiais nos campos da pintura, escultura e fotografia em exposições grandiosas. Elencamos seis mostras imperdíveis para você incluir no roteiro. 

 

Rodin at The Met
16 setembro 2017 a 15 janeiro 2018
Metropolitan Museum of Art - MeT
Nova York, Estados Unidos
metmuseum.org

Este ano marca o centenário da morte do mestre da escultura, o francês Auguste Rodin (1840–1917), e ele está sendo celebrado em diversos museus dos Estados Unidos nesta mostra itinerante. São 53 obras em bronze, mármore, emplastros e terracota, incluindo esculturas icônicas como O Pensador e A Mão de Deus. O MeT traz como extra uma galeria adjacente com desenhos, cartas e livros ilustrados do artista que revelam a elovução do trabalho de Rodin. 

 

Irving Penn 
21 setembro 2017 a 29 janeiro 2018
Grand Palais
Paris, França
grandpalais.fr

Outro centenário homenageado em 2017 é o do nascimento do norte-americano Irving Penn (1917-2009), um dos maiores fotógrafos do século 20. Esta grande retrospectiva do Grand Palais analisará os 70 anos de carreira de Penn, reunindo mais de 235 fotografias, além de desenhos e pinturas produzidas por ele. 

 

Louise Bourgeois: An Unfolding Portrait
24 setembro 2017 a 28 janeiro 2018
MoMA 
Nova York, Estados Unidos 

moma.org

Com estilo que compreendia o surrealismo, a franco-americana Louise Bourgeois foi uma das mais importantes escultoras de sua geração. Nesta mostra, o MoMA irá além de suas esculturas para lançar um olhar sobre o seu processo criativo, reunindo 220 trabalhos impressos pouco conhecido pelo público, incluindo gravuras e livros, além de uma instalação especial que irá ocupar o átrio do museu. 
 
 

Takashi Murakami, Under the Radiation Falls
Garage Museum of Contemporary Art
29 setembro 2017 a 4 fevereiro 2018
Moscou, Rússia
garagemca.org/en

A primeira grande exposição de Takashi Murakami na Rússia fará uma retrospectiva de sua carreira, desde 1990 até os dias atuais. Pinturas, desenhos e filmes trarão a visão de Murakami sobre os fenômenos da cultura japonesa, divididos em cinco seções no Garage. 

 

Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil
8 outubro 2017 a 7 janeiro 2018
Institute Art of Chicago
Chicago, Estados Unidos
www.artic.edu

O incrível Art Institute of Chicago, em parceria com o MoMa de Nova York, receberá uma grande exposição da modernista brasileira Tarsila do Amaral - a primeira nos Estados Unidos. A mostra contará com mais de cem obras, incluindo os famosos Abaporu, Antropofagia e A Negra. 

 

Modigliani
23 novembro 2017 a 2 abril 2018
Tate Modern
Londres, Inglaterra
www.tate.org.uk

Se em 1917 os nus de Amadeo Modgliani (1884-1920) foram censurados, hoje são mais que celebrados - tanto que Nu couché (Nu deitado) figura entre as pinturas mais caras do mundo. Para a mostra, a Tate reunirá 12 quadros de seus mais famosos nus, além de suas esculturas menos conhecidas e retratos de amigos como Pablo Picasso, Constantin Brancusi e sua esposa e também pintora Jeanne Hébuterne. 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.