Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Um pouco da arquitetura em Dubrovnik

24/05/2019

Situada na costa leste do Mar Adriático, na região da Dalmácia, Dubrovnik é dona de um centro histórico que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O título não foi dado à toa. Mesmo tendo sido atingida por um terremoto em 1667, ainda preserva entre as principais construções, mosteiros, igrejas e palácios de pedra, espalhados por ruas ancestrais que proporcionam ao visitante a chance de apreciar diversos estilos arquitetônicos: veneziano, barroco, gótico, renascentista... A dica é explorar a cidade croata a pé e presenciar parte de sua história, esculpida a cada esquina. Selecionamos algumas construções para ver de perto.

 

Pile City Gate
Uma enorme construção de pedra, erguida em 1537 e projetada pelo arquiteto Paskoje Milicevic, o Pile City Gate é uma espécie de portão de entrada para o centro histórico de Dubrovnik. São dois arcos gigantescos, inspirados no estilo gótico, juntos a uma ponte levadiça de madeira. 

Bokar Fortress
A Bokar Fortress é uma das fortalezas mais antigas de toda a Europa. Quem assina seu projeto é o arquiteto italiano Michelozzo di Bartolomeo Michelozzi, e a construção foi finalizada em 1570. No local, ainda é possível apreciar lindas vistas para o Mar Adriático.

Franciscan Monastery Complex
O Franciscan Monastery Complex está instalado ao lado esquerdo do Pile City Gate e abriga no mesmo espaço um mosteiro, uma igreja, uma biblioteca e uma farmácia. Foi construído a partir de mais de um estilo arquitetônico, sendo os principais gótico, renascentista e românico. Na biblioteca, o visitante tem acesso a mais de 20 mil livros, incluindo 1200 manuscritos originais que se referem à história de Dubrovnik. Já a farmácia começou a funcionar em 1317, sendo uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento.

Sponza Palace
Uma das únicas estruturas históricas que não sofreu nenhum tipo de dano com o terremoto de 1667. O Sponza Palace é parte fundamental da herança cultural de Dubrovnik, já que abriga 100 mil manuscritos e 7 mil volumes inteiramente relacionados à cultura da cidade. O edifício combina os estilos gótico e renascentista, e foi construído entre 1516 e 1522 com projeto do arquiteto Paskoje Milicevic Mihov.

Church of St. Blaise
Um dos principais atrativos do centro histórico de Dubrovnik, a Church Of St. Blaise exibe arquitetura inspirada no estilo barroco. Foi construída em 1715 pelo arquiteto Marino Groppelli e é uma homenagem à Saint Blaise, considerado o padroeiro da cidade.

Orlando’s Column
Quem também merece uma paradinha para ser apreciada é a Orlando’s Column, situada em frente à Church Of St. Blaise. Trata-se de uma coluna de pedra que abriga a estátua de Orlando, um herói da cidade. A estátua mostra um sentinela armado com uma espada e um escudo. O monumento é considerado o símbolo da liberdade de Dubrovnik, e foi esculpido por Bonino di Milano em 1418.

0 Comentário